Jesus, a alegria do seu povo!

Um compositor escreveu e cantou: “Quem tem Jesus, tem tudo. E, quem não tem, não tem nada!” – De fato, Jesus disse: “Estai em mim, e Eu em vós, porque sem mim nada podereis fazer” (Jo 15. 4,5). Em Jesus “estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Cl 2.3). Daí, a recomendação bíblica: “Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus-Cristo” (Cl 2.3).

Todos nós podemos ser completos, perfeitos, felizes e alegres em Cristo (Rm 12.1,2). Uma garotinha de quatro anos de idade se emocionou num culto e o pastor lhe perguntou: “Porque choras, filhinha?” – A pequena respondeu: “Jesus encheu meu coração de alegria!” – Isto, todavia, depende dEle estar em nós (Jo 15. 5,6). Você está nEle?

A Palavra do Senhor diz que Jesus é a Rosa de Sarom, o Lírio dos Vales, a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã, o caminho e a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai senão por Ele (Ct 2.1; Ap 22.16; Jo 14.6). O nome de Jesus está acima de todo e qualquer outro nome, pois “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus e na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai (At 4.12; Fp 2.10,11).

Jesus foi proclamado por Deus, conhecido pelos anjos, adorado pelos santos e temido pelo diabo! Ele nunca escreveu um livro, no entanto, as livrarias estão cheias de obras sobre sua santa pessoa. Jesus nunca fundou um colégio, mas nem todas as escolas do mundo juntas têm tantos alunos como Ele tem. Jesus nunca comandou um exército militar, nem nunca usou ou apontou uma arma para alguém, nem deu ordem aos soldados para usarem a força, contudo, Ele possui um exército incontável de soldados, formado pelas pessoas salvas que lhes são fieis e voluntárias.

Jesus nunca estudou medicina, mas curou a tantos corações quebrantados que é impossível os homens saberem o número desses bem-aventurados (Ap 7.9). Nem todos os médicos da face da Terra curaram tantos como Jesus curou. Jesus é o amigo incomparável, pois “ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15.13). Jesus é o homem de quem mais se escreve, mais se fala e de quem mais se ouve. Ele mesmo disse: “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim” (Jo 12.32).

Jesus, no reino mineral, Ele é a Rocha (Is 26.4). No reino vegetal, Ele é a Videira (Jo 15.1). No reino animal, Ele é o Cordeiro (Jo 1.29; Ap 5.6). Na floricultura, Ele é a Rosa de Sarom, o Lírio dos Vales (Ct 2.1). Na atmosfera sem fim, Ele é a Estrela (Ap 22.16). E, no reino celestial, Jesus é Deus! (Jo 10. 30; 14. 9-11)

Finalmente, Jesus é tudo e, por tudo que Ele é, Ele nos ama e quer nos salvar! Somente Ele pode e quer salvar o homem deste mundo de trevas mortal para levá-lo para o seu mundo de luz e vida eterna. Ele adverte aos homens: “Vós sois de baixo, Eu sou de cima; vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo. Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não credes que Eu Sou, morrereis em vossos pecados” (Jo 8. 23,24).

Não perca tempo! Procure depressa conhecer a Jesus! Ele disse: “Eu sou a verdade. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará! (Jo 14.6; 8.32). Procure rapidamente conhecê-lo, pois nosso tempo é curto e incerto neste mundo. Não adie, nem deixe sua decisão para depois. Zaqueu queria muito conhecê-lo e, para isso, correu na frente e subiu em uma árvore para vê-lo passar. Quando Jesus olhou para ele, disse: “… desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa” (Lc 19.5). Zaqueu desceu depressa e recebeu a Jesus com alegria (Lc 19.6), que disse àquele homem: “Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é o filho de Abraão” (Lc 19.9). Ao que Jesus reafirmou sua missão na terra: Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10).

A Bíblia diz: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque é grandioso em perdoar” (Is 55.6,7). Que Deus nos ilumine e nos abençoe!

Pr. José de Oliveira Dutra

Deixe um comentário