• Rádio Online
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Anterior


A oração que Deus responde

12/04/2015

Anterior

Próxima


A volta da Bíblia na escola

12/04/2015

Próxima
27/12/2014
Seitas e heresias - Lição 1

Introdução
Por: ICPM

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência” (I Tm 4:1,2).


Introdução: Lendo o livro intitulado “Seitas e heresias - Um sinal dos tempos”, despertou-se o interesse de trazer para a nossa Escola Bíblica Dominical o ensinamento sobre as muitas seitas e heresias que tem se levantado em toda a era cristã em oposição as Sagradas Escrituras. O objetivo de satanás é usar a própria Palavra de Deus para confundir as pessoas sobre as verdades bíblicas, que são para o crente em Jesus Cristo lâmpada para os pés e luz para o caminho (Sal 119:105).

A Palavra de Deus adverte que “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Prov 14:12). Ao nosso ver, é de muita relevância tomar conhecimentos sobre as ideias distorcidas das seitas e de suas heresias em relação à verdade bíblica. Heresia deriva da palavra grega “háiresis” e significa “Escolha, seleção, preferência”. Daí surgiu a palavra “seita”. Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias ideias, ou as ideias de outrem, em matéria de religião. Em resumo, é o abandono da verdade. O termo “háiresis aparece no original em (At 5:17; 15:5; 24:5; 26:5; 28:22). Por sua vez, “heresia” aparece em (At 24:11; I Cor 11:9; Gál 5:20 e 2ª Pe 2:1). (Seitas e heresias - Um sinal dos tempos - Raimundo F. de Oliveira - CPAD)

Nos comentários sobre o assunto o autor fala da importância de conhecer as seitas e suas heresias devido às advertências feitas pela a Palavra de Deus através dos apóstolos:


1º - A importância de conhecer: “O estudo da heresiologia é importante, sobretudo pelo fato de os ensinos heréticos e o surgimento das seitas falsas serem parte da escatologia, isto é, ser um dos sinais dos tempos sobre os quais falaram Jesus e seus apóstolos.”


2º -  As advertências da Palavra de Deus através dos apóstolos: O apóstolo Pedro escreveu que “Assim como no meio do povo surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão dissimuladamente heresias destruidoras, até ao ponto de negarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e por causa deles, será infamado  o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme” (2ª Pe 2:1-3).

Entre as muitas razões para o surgimento de seitas no mundo, hoje, destacam-se (segundo o autor do livro acima citado) as seguintes razões:

 

1. A ação diabólica no mundo: (2ª Cor 4:4)

2. A ação diabólica contra a igreja: (Mat 13:25)

3. A ação diabólica contra a Palavra de Deus: (Mat 13:19)

4. O descuido da igreja em pregar o Evangelho completo: (Mat 13:25)

5. A falsa hermenêutica: (2ª Pe 3:16)

6. A falta de conhecimento da verdade bíblica: (I Tm 2:4)

7. A falta de maturidade espiritual: (Ef 4:14)


Conclusão: Introduzindo este assunto (Seitas e heresias - Um sinal dos tempos), esperamos com isso, estar esclarecendo aos alunos a necessidade de tais conhecimentos e, assim, ter maior suporte bíblico para sermos edificados pelo ensino correto da Palavra de Deus. Jesus ordenou à igreja não somente pregar o seu evangelho, mas fazer discípulos ensinando todas as coisas que Ele havia ordenado, e assim Ele estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mat 28:19,20). Se o nosso objetivo é o de conhecer a verdade e o nosso maior desejo é de ter a presença de Jesus diariamente conosco, então se faz necessário tomar todos os conhecimentos revelados nas Escrituras Sagradas e ensinar às pessoas tudo quanto temos aprendido do Senhor Jesus. No próximo domingo, com a permissão de Deus, vamos iniciar falando então sobre o Catolicismo Romano.  Que o Senhor nos ilumine na compreensão de sua bendita Palavra. Amém.

 

Para memorizar: O que significa heresia? Do ponto de vista cristão, como se vê a heresia na igreja? Quais são os motivos para o surgimento das seitas falsas no mundo?










visite nossa igreja

Rua Regente Feijó 238 - Roncon
Ribeirão Pires - SP - 09411-240

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos.