• Rádio Online
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Anterior


3 perigos espirituais de se estar super ocupado

16/08/2014

Anterior

Próxima


O que é fé?

12/04/2015

Próxima
27/12/2014
Reflexão sobre a pessoa do Espírito Santo

LIÇÃO 1 - A pessoa do Espírito Santo
Por: ICPM

Introdução: Não é de nossa intenção achar que estamos apresentando a última e definitiva palavra sobre o divino Espírito; mas muito pelo contrário, com temor e reverencia; convidamos os alunos de nossas classes para que à luz das escrituras sagradas, possamos fazer a nossa reflexão sobre tão sublime assunto. Que Ele tenha misericórdia de nós e nos ilumine, pois sendo Deus só podemos saber sobre Ele o que ele de si mesmo quiser revelar através da sua Palavra (Mat.11.27). Sobre esta apresentação preliminar da Pessoa do Espírito Santo, vamos refletir nos seguintes pontos:

(1º) O que não deveria ser: Um assunto controvertido em função das variadas interpretações que recebe nas diversas denominações. Atualmente, quando tanto se fala sobre a Pessoa do Espírito Santo, percebe-se que alguns equívocos têm sido cometidos. Talvez, até mesmo de maneira inconsciente e ingênua, muitos têm abraçado e desenvolvido uma teologia distorcida, marcada pela tentativa de manipulação do Espírito Santo, como se Ele estivesse ao nosso dispor e serviço; e não ao contrario, esquecendo-se de que “o vento assopra onde quer...” (João, 3.8); e porque não dizer: como, quando e sobre quem Ele quer?!

(2º) O que devemos ter; Uma postura de equilíbrio e manter a coerência e abertura, buscando na Palavra, sob iluminação desse mesmo Espírito, uma compreensão nela fundamentada e por ela respaldada. As conclusões não devem ser embasadas em experiências e suposições pessoais, mas no testemunho das Escrituras Sagradas. Devemos ter não uma atitude ativa em relação ao Espírito Santo; mas sim, uma atitude passiva, dócil e submissa a Ele. Porque antes de irmos em direção ao Espírito Santo, Ele já veio e vem em nossa direção e sobre nós.

(3º) O que devemos saber; Devemos saber e conhecer um pouco mais sobre o Espírito Santo, uma das três Pessoas da Santíssima Trindade. Saber sobre a Sua história na redenção, suas manifestações, bem como a sua indispensável assistência à sua obra, que é inédita, criativa, livre e dinâmica. Às vezes surpreendentemente simples e às vezes simplesmente surpreendentemente.

Concluindo: para esse início de uma série de estudos bíblicos sobre o Espírito Santo. Uma compreensão bíblica, equilibrada e destituída de preconceitos a respeito de Sua pessoa é de fundamental importância para uma vida saudável e aprovada por Deus. Na próxima lição, se Deus quiser, vamos continuar falando sobre este assunto, abordando reverentemente a Pessoa do Espírito Santo. Amém.

VISÃO BÍBLICA

1. À luz da bíblia somos capazes de saber tudo sobre o Espírito Santo?

2. O espírito Santo está a serviço da igreja?

3. As nossas conclusões sobre o Espírito Santo devem ser baseadas em experiências e suposições pessoais?

4. Basta ser crente, independentemente do estudo bíblico, para conhecer o Espírito Santo?

5. Devemos ter uma atitude ativa ou passiva em relação ao Espírito Santo?










visite nossa igreja

Rua Regente Feijó 238 - Roncon
Ribeirão Pires - SP - 09411-240

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos.